• Geral

  • Aula Inaugural

    Programa:

    1.    Apresentação do(a) instrutor(a);

    2.    Apresentação dos colegas;

    3.    Nosso curso;

    4.    Seja incrível na Internet;


    Palavras-chave:

    1.    Internet;

    2.    Segurança;

    3.    Mundo digital.


    Material necessário:

    1. Cartões com perguntas sobre o professor.

    2. Tablet.

    Links para acesso às atividades:

    1. “Seja Incrível na Internet” - https://beinternetawesome.withgoogle.com/pt-br_br/

        Seja Incrível na Internet


    • Aula 1

      Programa:

      1. Quebra-cabeça 3D - avião;

      2. Fontes de energia;

      3. Programação em blocos (code.org)

       

      Palavras-chave:

      1. Fontes de energia;

      2. Eletricidade;

      3. Energia;

      4. Energia elétrica;

      5. Programação em blocos


      Material necessário:

      1. Kit com peças do avião 3D;

      2. Apostila – material didático;

      3. Lápis e borracha;

      4. Tablet.

      Links para acesso às atividades:

      1. Atividade Quebra-Cabeça - code.org - https://studio.code.org/s/pre-express-2019/stage/1/puzzle/1

      Atividade Quebra-cabeça - code.org

      2. Sequenciando com Scrat – code.org - https://studio.code.org/s/pre-express-2019/stage/2/puzzle/2

      Sequenciando com Scrat – code.org


      • Aula 2

        Programa:

        1. Conhecendo a casa do robô;

        2. Subindo os degraus;

        3. Receita de bolo;

        4. Encontre as diferenças;

        5. Poliminós;

        6. Gênius.

         

        Palavras-chave:

        1. Comandos

        2. Sequência,

        3. Depuração.


        Material necessário:

        1. Apostila – questões da OBR;

        2. Apostila - material didático;

        3. Material impresso - fichas com desenhos de ingredientes para fazer um bolo;

        4. Lápis e borracha;

        5. Poliminós tabuleiro;

        6. Tablet.


        • Aula 3

          Programa:

          1. Colorindo com números;

          2. Fuzzy/Microduino;

          3. Aplicativo Binário;

          4. Quebra-cabeça Seninha.

           

          Palavras-chave:

          1. Binário

          2. Sensores

          3. Circuitos

          4. Código binário


          Material necessário:

          1. Apostila - material didático;

          2. Lápis e borracha;

          3. Fuzzy/Microduino;

          6. Tablet.


          • Aula 4

            Programa:

            1. Encontre as diferenças;

            2. Ajude o Robô;

            3. Batalha espacial;

            4. Sequenciando com Scrat - code.org

             

            Palavras-chave:

            1. Estratégia;

            2. Raciocínio lógico;

            3. Programação em blocos


            Material necessário:

            1. Apostila – questões da OBR;

            2. Apostila – material didático;

            3. Lápis e borracha;

            4. Tablet.

            Links para acesso às atividades:

            1. Sequenciando com Scrat – code.org - https://studio.code.org/s/pre-express-2019/stage/2/puzzle/2

            Sequenciando com Scrat – code.org


            • Aula 5

              Programa:

              1. Circuito de comandos (atividade individual);

              2. Circuito de comandos (atividade em dupla);

              3. Labirinto com Ozobot;


              Palavras-chave:

              1. Comandos;


              Material necessário:

              1. Apostila – atividade Labirinto;

              2. Placas com comandos - circuito de comandos;

              3. Lápis de cor e/ou canetinhas;

              4. Ozobot.


              • Aula 6

                • Aula 7

                  • Aula 8

                    • Aula 9

                      • Aula 10

                        • Aula 11

                          • Aula 12

                            • Aula 13

                              • Aula 14

                                • Aula 15

                                  Programa:

                                  1-    Sudoku (Emoji)

                                  2-    Hora do código Minecraft

                                   

                                  Palavras-chave:

                                  1.    Sentido de direção

                                  2.    Sequência

                                  3.    Programação em blocos


                                  Material necessário:

                                  1. Jogo Físico - sudoku emoji

                                  2. Notebook;


                                  Links para acesso às atividades:

                                  1. Hora do código - Minecraft - code.org - https://studio.code.org/s/mc/lessons/1/levels/1


                                  • Aula 16

                                    Programa:

                                    1-    Encontre a saída do prédio (labirinto)

                                    2-    Robô Zeca

                                    3-    Siga a seta

                                    4-    Plataforma robótica

                                    5-    Torre inteligente

                                     

                                    Palavras-chave:

                                    1-    Resolver problemas

                                    2-    Raciocínio lógico

                                    3-    Conceitos de robótica


                                    Material necessário:

                                    1- Apostila - questões da OBR

                                    2- Apostila - material didático

                                    3- Plataforma robótica da CODE8734

                                    4- Jogo físico – Torre inteligente



                                  • Aula 17

                                    Programa:

                                    1-    Atividade code.org - sequência


                                    Palavras-chave:

                                    1-    Resolver problemas

                                    2-    Raciocínio lógico

                                    3-    Programação em blocos


                                    Material necessário:

                                    1- Notebook;


                                    Links para acesso às atividades:

                                    1. Fase 7 - sequência - code.org - https://studio.code.org/s/course1/lessons/7/levels/1

                                    Fase 07 - sequência - code.org

                                  • Aula 18

                                    Programa:

                                    1-    Questões da OBR - "Robô Orion"; "Robô Y34K07"; "Robô Beethoven"; "Thayná, a menina com deficiência visual"; "O pato e o robô"; "Robô LX35".

                                    2-    Plataforma robótica

                                    3-    Torre inteligente

                                      

                                    Palavras-chave:

                                    1-    Resolver problemas

                                    2-    Raciocínio lógico

                                    3-    Conceitos de robótica


                                    Material necessário:

                                    1- Apostila - questões da OBR

                                    3- Plataforma robótica da CODE8734

                                    4- Jogo físico – Torre inteligente



                                  • Aula de Encerramento

                                    • Indo Além - Desafios

                                      Esta seção foi ocultada

                                      Bloqueado! Disponível até o final de 11 de November de 2023